Quase todo mundo gosta de música, seja ouvindo, cantando ou tocando um instrumento. Mas apesar desse interesse quase universal, muitas escolas estão acabando com seus programas de educação musical. Isso é um erro, com as escolas perdendo não apenas um assunto agradável, mas um assunto que pode enriquecer a vida e a educação dos alunos. Leia para saber por que a educação musical é tão importante e como ela oferece benefícios até mesmo além dela mesma.
1. O treinamento musical ajuda a desenvolver a linguagem e o raciocínio: os alunos que tiverem treinamento musical precoce desenvolverão as áreas do cérebro relacionadas à linguagem e ao raciocínio. O lado esquerdo do cérebro é melhor desenvolvido com música e as músicas podem ajudar a imprimir informações sobre mentes jovens.
2. Um domínio da memorização: Mesmo quando se apresenta com partituras, os músicos estudantis estão constantemente usando sua memória para tocar. A habilidade de memorização pode servir bem os alunos na educação e além.
3. Os alunos aprendem a melhorar o seu trabalho: Aprender música promove o artesanato e os alunos aprendem a querer criar um bom trabalho em vez de um trabalho medíocre. Esse desejo pode ser aplicado a todos os assuntos de estudo.
4. Maior coordenação: Os estudantes que praticam com instrumentos musicais podem melhorar sua coordenação mão-olho. Assim como praticar esportes, as crianças podem desenvolver habilidades motoras quando tocam música.
5. Um senso de realização: aprender a tocar músicas em um novo instrumento pode ser um objetivo desafiador, mas realizável. Os alunos que dominam até mesmo o menor objetivo na música poderão se sentir orgulhosos de sua conquista.
6. As crianças permanecem engajadas na escola: um assunto agradável como a música pode manter as crianças interessadas e engajadas na escola. É provável que os músicos estudantis permaneçam na escola para alcançar outros assuntos.
7. Sucesso na sociedade: a música é o tecido da nossa sociedade, e a música pode moldar habilidades e caráter. Alunos em banda ou orquestra são menos propensos a abusar de substâncias ao longo da vida. A educação musical pode contribuir muito para o desenvolvimento intelectual das crianças também.
8. Desenvolvimento emocional: Os estudantes de música podem ser mais desenvolvidos emocionalmente, com empatia em relação a outras culturas. Eles também tendem a ter uma maior auto-estima e são melhores em lidar com a ansiedade.
9. Os alunos aprendem o reconhecimento de padrões: As crianças podem desenvolver suas habilidades de reconhecimento de padrões e matemática com a ajuda da educação musical. A reprodução de músicas oferece repetição em um formato divertido.
10. Melhores pontuações do SAT: Estudantes que têm experiência com desempenho musical ou pontuação de apreciação mais alta no SAT. Um relatório indica 63 pontos a mais em verbal e 44 pontos a mais em matemática para estudantes em cursos de apreciação musical.
11. Habilidades auditivas afinadas: Os músicos podem detectar melhor elementos significativos que carregam informações nos sons, como o significado emocional do choro de um bebê. Os estudantes que praticam música podem ter melhor atenção auditiva e identificar padrões previsíveis do ruído circundante.
12. A música constrói a imaginação e a curiosidade intelectual: a introdução da música nos primeiros anos da infância pode ajudar a promover uma atitude positiva em relação ao aprendizado e à curiosidade. A educação artística desenvolve todo o cérebro e desenvolve a imaginação da criança.
13. A música pode ser relaxante: os alunos podem combater o estresse aprendendo a tocar música. Música suave é especialmente útil para ajudar as crianças a relaxar.
14. Os instrumentos musicais podem ensinar disciplina: as crianças que aprendem a tocar um instrumento podem aprender uma valiosa lição de disciplina. Eles terão que reservar tempo para praticar e enfrentar o desafio de aprender com disciplina para dominar a execução de seu instrumento.
15. Preparação para a economia criativa: Investir na educação criativa pode preparar os estudantes para a força de trabalho do século XXI. A nova economia criou mais carreiras artísticas, e esses empregos podem crescer mais rapidamente que outros no futuro.
16. Desenvolvimento no pensamento criativo: as crianças que estudam as artes podem aprender a pensar criativamente. Esse tipo de educação pode ajudá-los a resolver problemas pensando fora da caixa e percebendo que pode haver mais de uma resposta correta.
17. A música pode desenvolver inteligência espacial: os alunos que estudam música podem melhorar o desenvolvimento da inteligência espacial, o que lhes permite perceber o mundo com precisão e formar imagens mentais. A inteligência espacial é útil para matemática avançada e muito mais.
18. As crianças podem aprender trabalho em equipe: Muitos programas de educação musical exigem trabalho em equipe como parte de uma banda ou orquestra. Nesses grupos, os alunos aprenderão a trabalhar juntos e construir camaradagem.
19. Assunção de riscos responsável: A execução de uma peça musical pode trazer medo e ansiedade. Ao fazê-lo, ensina as crianças a assumir riscos e a lidar com o medo, o que as ajudará a se tornar bem-sucedidas e atingir seu potencial.
20. Melhor autoconfiança: Com o incentivo de professores e pais, os alunos que tocam um instrumento musical podem criar orgulho e confiança. A educação musical também é susceptível de desenvolver uma melhor comunicação para os alunos. Texto traduzido do site: http://www.bachelorsdegree.org/2011/03/10/20-important-benefits-of-music-in-our-schools/
Quer ler mais sobre música, teoria e ensino musical? Não deixe de acessar nossa página para mais artigos sobre a área e o mercado musical!
Comentários